terça-feira, 22 de junho de 2010

As mudanças e adaptações de junho (LP)

O mês já está quase acabando e não consegui parar para escrever. Isso porque a volta das férias não foram tão tranquilas assim. No trabalho, a situação já era esperada, mas o que nós não contávamos era com uma difícil adaptação do Alexandre em sua nova escola.

Fizemos uma semana de adaptação e mesmo assim foram cinco dias de terror, parecia que não estava funcionando. Passei uma semana inteira deixando meu filho aos prantos na escola, como se eu estivesse simplesmente abandonando-o. Na primeira escola ele tinha apenas 6 meses, não se expressava, não falava. Agora, com 1 ano e 8 meses já sabe o que quer e o que não quer. Assim que encostávamos o carro ao lado da escola e abría-mos a porta do carro para tirá-lo de sua cadeirinha, ele agarrava meu pescoço e dizia 'não, mamãe'.

Foi difícil, mas me senti muito segura com os profissionais da escola, que fizeram de tudo por mim e por ele. Só saía de lá quando via que ele já estava bem e brincando com amiguinhos. As mamães de primeira viagem talvez compreendam melhor minha preocupação. Outras mais experientes porém, podem até rir, mas o fato é passa de tudo em nossa cabeça quando notamos o desespero ou a insatisfação de um filho. E quando se trata do NOSSO filho, sabemos exatamente quando é manha ou quando é choro real. No caso do Ale, ele chegava até a perder a respiração!!!

Por que essa mudança? Por uma série de motivos, entre eles, o tempo gasto do trabalho até o local, a distância e tolerância de horários. São Paulo está cada vez mais lotada de carros, de pessoas e de congestionamento e temos que 'driblar' as dificuldades com criatividade e bom humor, caso contrário, a rotina nos engole...

Bom, já estamos na terceia semana e pra minha surpresa, o Ale já está totalmente adaptado. Hoje, por exemplo, assim que ele me viu, veio me mostrar a brincadeira que estava fazendo com a auxiliar que estava com ele. Disse um monte de palavras que não consegui entender e sorriu para mim.

Na escola, tem uma frase que diz assim: "Educar com consciência é uma opção, educar com amor é sabedoria". Que Deus nos ajude a optar sempre pelo melhor caminho, o caminho do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário