quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Veja só como estou crescendo... (LP)

Será que a banheira do Ale está ficando menor? (rs)

A cada dia que passa está ficando mais difícil dar o esperado banho no Alexandre.

Isso porque, além de crescer rapidamente e ficar mais pesado, ele está se mexendo e interagindo cada vez mais no banho, o que faz com que a mamãe tenha que redobrar os cuidados, atenção e força (isso mesmo, força!), pois segurá-lo em apenas um braço já é uma aventura. E além disso, ele já não está cabendo muito bem na cadeirinha de apoio da banheira e acredito que esta semana eu já tenha que "aposentá-la".

Como daqui a três dias o Ale completará 3 meses, resolvi comparar três fotos dele tomando banho, registrando este crescimento de forma mais visível:

• a primeira foi tirada quando ele tinha apenas dias de vida - repare o espaço que sobra na cadeirinha que serve de apoio e suporte para as costinhas dele;

• já a segunda foi tirada com pouco mais de dois meses - só aí já notamos uma grande diferença;

• e a terceira foi tirada ontem:



















Notou a diferença?

Legal né? Que bom que o leite materno está sendo bom para ele!!!

Vamos ver agora daqui a alguns meses como vai ser... melhor eu começar a fazer uma musculação urgente!!! (rs)

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

"SLING" - Acessório de moda e funcionalidade. (LP)

Conheci o SLING por acaso, quando liguei a TV e vi uma matéria que falava sobre os benefícios de se usar o produto nos primeiros meses de vida do bebê.
Desde então comecei a pesquisar e procurar mais informações sobre ele e acabei me convencendo e comprando um para mim.




















"O sling é uma das formas mais antigas utilizadas para carregar bebês". Quando o utilizamos, sentimos como se o bebê ainda estivesse em nossa barriga, a sensação é muito boa e confortável para o bebê e para a mãe, uma vez que o sling promove um contato físico muito similar ao da gravidez.

Além disso gostei muito de ter as duas mãos livres para realizar outras atividades (dependendo é claro, da atividade). É prático e geralmente levo o Ale nele durante passeios curtos, consultas médicas, tarefas rotineiras, compras, enfim, dá para ser criativo e se divertir bastante... O mais interessante é que na maioria das vezes, quando o Ale está agitado, é só colocá-lo no sling para ele se acalmar e quase sempre dormir.

Seguem algumas vantagens e informações que pesquisei, para quem utiliza o SLING:

• Fortalece o vínculo entre mãe e filho e a criação de bebês mais relaxados. "Mães relatam que seus filhos choram menos e se sentem mais seguros, além de sentarem e andarem mais cedo", afirma a pediatra Jucille Meneses (do depto científico de neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria);

• Os bebês choram menos. Pesquisas mostram que bebês que usufruem do sling, choram em média 43% menos em geral e 54% menos a noite (1).

• "O bebê sai da barriga e é colocado em um berço grande e vazio, o que é muito frio. No sling, é como se continuasse no corpo da mãe", diz outro pediatra, William Sears, autor de mais de 40 livros;

• Contribui para a diminição das cólicas;

• Os bebês permanecem mais tempo em " estado de alerta" quando levandos no sling (o estado ideal para aprender). O cérebro do bebê é estimulado, o que favorece seu desenvolvimento. Os sentidos do bebê são estimulados fazendo-o ver o mundo que ele vive, em vez do teto de casa ou os joelhos das pessoas.

• Os bebês desenvolvem o sentido de segurança e confiança mais rapidamente, quando carregados frequentemente nos slings, e tornam-se independentes mais cedo (2).

• Permite que você amamente o bebê, mesmo em locais públicos com conforto e discrição;

• É muito prático: é leve, lavável, compacto e bonito de usar.

• Custam muito menos do que qualquer carrinho, bebê conforto ou mochila para carregar bebê... Podem ser usados todos os dias pelo tempo que quisermos. O fator limitante será o peso do bebê/criança, em média, 20kg;




















E ainda o melhor é que qualquer pessoa pode utilizar: a mamãe, o papai, a vovó, a titia, enfim, a criança gosta de qualquer jeito.

Conforme o bebê cresce, as posições no sling também vão mudando. Nos três primeiros meses a melhor posição para o bebê é deitado, mas a partir do terceiro mês, quando está mais durinho, já pode ser colocado sentadinho, conforme mostra a foto acima.

Fontes: http://www.mariabarriga.com.br/slings.php e http://www.babycool.com.br/
Referências:
1. Hunziker, U. A. and Barr, R, G. (1986). Increased carrying reduces infant crying: a randomized controlled trial. Pediatrics, 77, 641-8.
2. Whiting, J. W. M. (1981). Environmental constraints on infant care practices. In R. H. Munroe, R. L. Munroe & B. B. Whiting (Eds.), Handbook of cross-cultural human development, New York: Garland STPM Press.

Natal em Santos com a família! (LP)

Depois de muita agitação na noite de Natal, passamos o restante dos dias com parte da família em Santos. Como da última vez, o Ale se portou muito bem, foi muito rizonho com todos e descansou bastante também.


Foi um momento também de matar a saudade dos colos dos tios e da vó, que aliás funciona como sonífero. É só pegar e "sacudir" um pouquinho que rapidinho ele já começa a fechar os olhinhos.
Veja nas fotos a seguir o resultado do "antes" e "depois":
Este Natal também promoveu alguns encontros muitos especiais. O primeiro foi dos "Galante": as três gerações se conheceram pela primeira vez e trouxe muita emoção ao vovô Victor.











E o segundo momento foi o encontro com o Tio Marcelo, também pela primeira vez. Este segundo encontro ocorreu na volta a São Paulo em nosso apartamento:

Enfim, podemos dizer que o primeiro Natal do Alexandre foi muito especial, repleto de encontros agradáveis e alegria.

Que bom podermos viver tudo isso com ele e partilharmos também cada momento.

FELIZ NATAL E UM ÓTIMO 2009!!!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Noite de Natal - Noite Feliz como Menino Jesus (LP)


Uma semana antes do Natal recebemos um lindo convite enquanto saíamos da Igreja Nsa Sra da Salette: durante a missa do dia 24/12, haveria uma encenação de Natal e para que fosse o mais real possível, precisavam encontrar um bebê que "topasse" ser o menino Jesus. A encenação não duraria mais do que 15 minutos, porém, sabemos que quando trata-se de um bebê de verdade, impevistos podem acontecer, não é mesmo?
No início ficamos um pouco apreensivos mas a idéia era maravilhosa e seria uma honra vivermos esse momento com o Ale. Além disso, perguntei a ele se toparia e, como ele não respondeu (apenas nos olhou com aqueles olhinhos lindos e deu uma piscadinha) entendemos que "quem cala consente" e lá fomos nós prepará-lo para o grande momento.

E não é que deu certo?

Após um pequeno choro de desconforto antes da encenação começar, o Ale logo se acalmou no colo de Nsa Sra da Salette e participou do momento como se já fosse um verdadeiro artista, acostumado com os flashes e olhares vindos de todos os lados. Ficou bonzinho durante todo o caminho e fez da Noite de Natal uma noite ainda mais bonita e importante para todas as pessoas presentes, principalmente para a mamãe e o papai corujas.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Visita ao médico: Só elogios. (LP)

Ontem eu e o Ale fomos ao pediatra. A consulta foi muito proveitosa, pois além de tirarmos algumas dúvidas (que sempre existem e se renovam a cada dia), o Ale recebeu muitos elogios do médico. Uma observação muito importante: a mamãe também recebeu parabéns!!!

Com 2 meses e meio, ele já está assim:
- peso: 5,400 kg (ganhou 700 g em um mês) - desde quando nasceu já ganhou 2,270 kg.
- altura: 57.5 cm (ganhou 3.8 cm em em um mês e 8.5 cm desde o nascimento)
- ainda tem bastante cólicas que, segundo o médico, devem desaparecer até os 3 meses (se bem que já percebo uma diminuição gradativa)
- apresenta o quadro de refluxo após as mamadas desde um mês de vida, porém, segundo o médico, trata-se de uma questão de tempo para passar pois é apenas fisiológico, já que continua ganhando peso e não possui outros sintomas.

Algumas observações que fiz ao médico:
SONO
- o Ale praticamente não dorme durante o dia. Está sempre "ligado no 220V", se remexe muito e presta atenção em tudo (ah e não gosta de ficar em ambiente sozinho, o que me limita bastante fazer algumas atividades durante o dia)
- já à noite o Alexandre dorme bem. Entenda-se "bem" por: soninhos mais longos, de quatro, cinco e às vezes até seis horas seguidas (!!!)

Segundo o médico, esse é o ritmo dele e está dentro de um quadro super normal.

NARIZ
- percebo que de manhã, quando ele acorda, ele respira com um pouco de dificuldade, como se o narizinho estivesse congestionado.

Segundo o pediatra, isso é devido a falta de umidadedo ar de São Paulo e para ajudá-lo, recomendou pingar com conta-gotas um pouquinho de soro fisiológico.

Tenho feito isso e acho que está melhorando. Bom agora a próxima consulta será no final de janeiro, com quase 4 meses. Vamos aguardar!!!

O Batizado - Um Momento de Graça. (LP)


Sábado, 20 de dezembro, nosso garotão foi Batizado! Para os pais e amigos foi uma manhã inesquecível, emocionante. E para nosso querido Alexandre foi o início de uma longa caminhada cristã.






A cerimônia foi celebrada pelo padre Marcos, na Igreja Nossa Senhora da Salette. Contou com a presença dos pais, dos padrinhos, Fernando e Fabiana, dos tios, avós e muitos amigos.

Para os cristãos católicos, o Batismo é o primeiro Sacramento que recebemos e um dos ritos mais antigos da liturgia católica. Com ele, o batizando "renasce", integrando-se à Igreja onde é apresentado à toda a comunidade. O batismo faz com que os homens adquiram uma nova filiação, que permite entender a Igreja como uma família. a partir deste sacramento nos tornamos como filhos "adotivos" de Deus e nascemos para uma nova vida em Cristo.

Ao lado vemos a vovó Élem e o vovô Ivan com o neto. Ao fundo podemos ver também a vovó Salete.

O dia começou bem cedo para os pais que tiveram que organizar tudo e preparar o Ale para a cerimônia. Colocamos a roupinha nova, o sapatinho novo, a fraldinha limpa (rezando para não haver surpresas durante o trajeto até a Igreja) e garantimos uma preciosa mamada para que nada pudesse atrapalhar aquele momento. Porém, não é que a "famosa" dor de barriga veio atrapalhar? Fez o Ale chorar bastante no início da cerimônia. Somente após receber a água e o óleo, é que ele conseguiu relachar nos braços da mãe e dormiu profundamente, veja a foto:

Depois disso, passou de colo em colo e demorou bastante para acordar novamente.

A comemoração continuou com o famoso almoço de família que fizemos no clube. O tempo, apesar de um pouco inserto colaborou bastante e tivemos uma tarde bem agradável.

Abaixo, uma foto com as titias e as vovós, durante o almoço.


quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Mãe Coruja. (LP)

Agora eu entendo! Mãe coruja é assim: fica "babando" em cima do filho, enquanto ele faz caras e bocas. Como é boa esta fase e como estamos curtindo cada momento. Espero mais uma vez poder traduzir com este rápido vídeo os nossos sentimentos e partilhar com vocês um momento tão bom de se viver.
Agradeço a Deus por essa oportunidade de viver tudo isso!!!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

As primeiras "palavras" (Por LP)

Como é interessante interpretar a "conversa" do Alexandre com a gente. ele fica nos olhando como se tentasse dizer mil palavras, mexe muito os bracinhos, enfim, é um momento muito bom. Geralmente acontece na hora de trocar a frauda ou de brincar no tapete.

Então vamos lá, querido Ale, vamos conversar como "gente grande":

Objetos à vista! (Por LP)








O Ale já está começando a observar os primeiros brinquedos que ganhou: móbiles, objetos pendurados, espelhos, enfim, tudo que tenha algum movimento ou cor diferente.

Até o Amigo (nome do urso de pelúcia que a vovó deu de presente) já começa a participar mais da vida dele. Hoje de manhã chegamos no quarto dele e, para a nossa surpresa, ele estava super acordado e conversando (em seu dialeto preferido ...daaaa, abuuuu, aguuu..) com o Amigo urso. Não resistimos e registramos mais esse momento com uma foto:








quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Que sorriso mais lindo!!! (Por LP)


A cada dia percebemos alguma mudança no Ale: as bochechas estão aumentando, está ficando mais gordinho, mais atento, os olhinhos começam a prestar mais atenção em objetos e percebo que ele já nos reconhece pois tenta se comunicar do jeitinho dele, emitindo alguns sons de vogais ou mexendo muito os bracinhos e perninnhas.

Mas o que me deixou mais emocionada foi ver o sorrisão que ele deu outro dia para mim, após saciar sua fome (que aliás é bem grande!!!)

Foi como se ele dissesse para mim: "Ah, agora sim, Mamãe, estou satisfeito, obrigado!"

Depois dessa, tem como não se apaixonar por essas bochechas e por esse sorriso?!!!

Quem resiste?

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

TRICOLOR - HEXA CAMPEÃO (Por LP)


Que felicidade para o Ale.
JÁ É UM CAMPEÃO!

Reparem na carinha de satisfação dele ao perceber que carrega consigo o uniforme de um campeão.

Ah, repare no papai babão também!!!

Que família hein!!!


PARABÉNS!
VIVA O SÃO PAULO!!!
HEXACAMPEÃO!